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Entenda como funciona o processo de embalagens e quais seus os aspectos específicos

Na logística existem diversos processos importantes, os quais ajudam as operações serem realizadas com maior eficiência. Em razão disso, o processo de embalagens é parte crucial da logística, pois visa proteger os produtos, além de facilitar o transporte e garantir a segurança durante o armazenamento e a entrega das cargas. Por esse motivo, esse processo envolve algumas etapas e considerações específicas, as quais dependem do tipo de mercadoria e das exigências logísticas.

Diante disso, a ACL Express explica como funciona o processo de embalagens e quais são seus aspectos específicos.

O que é e como funciona o processo de embalagens de mercadorias?

O processo de embalagem refere-se ao conjunto de atividades que abrangem a proteção, acondicionamento e apresentação de um produto para transporte, armazenamento, venda e uso final. Dado isso, garante que a mercadoria chegue ao consumidor em boas condições, protegida contra danos, contaminações e perdas.

Objetivos do processo de embalagem

De modo geral, o processo de embalagem de uma mercadoria tem como objetivo a proteção dos itens contra adversidades como impactos, umidade, poeiras e outros fatores externos, que possam prejudicar a sua integridade.

Assim como, tem o intuito de facilitar o manuseio e transporte, otimizando espaço e reduzindo custos logísticos. Além de identificar e informar, por meio de rótulos e códigos de barras, detalhes sobre o produto.

Vale ressaltar que as embalagens visam atender várias regulamentações, principalmente para setores como os de alimentos, medicamentos e produtos químicos. 

As embalagens também agregam valor ao produto, uma vez que torna-os mais atrativos ao consumidor por meio de design chamativo e estratégias de marketing.

Etapas do processo de embalagem

Seleção da embalagem

Primeiro, é feita a escolha do tipo de material adequado a mercadoria, como papelão, plástico, vidro, metal, madeira, entre outros. Além disso, são levados em consideração questões como resistência, custo e impacto ambiental.

Preparação da mercadoria

As mercadorias são devidamente preparadas por meio de limpeza, separação e organização antes de serem embaladas. Em alguns casos, produtos frágeis podem precisar de proteção extra como espumas, plásticos-bolha e enchimentos.

Embalagem primária

Trata-se da embalagem que entra em contato direto com o produto (exemplo: garrafa de refrigerante, caixa de leite, embalagem de biscoito, etc).

Embalagem secundária

Aquela que agrupa múltiplas unidades do produto a fim de facilitar manuseio e transporte (exemplo: fardos de garrafas de água, caixas com pacotes de biscoito, etc).

Embalagem terciária ou transporte

Destinada ao armazenamento e logística de distribuição (exemplo: pallets, caixas maiores para transporte em caminhões ou containers).

Selagem e fechamento

Geralmente, nessa etapa, é feito o uso de adesivos, fitas, lacres de segurança, grampos ou selagem térmica para reforçar o fechamento das embalagens, evitando que as mercadorias sejam vazadas ou danificadas. 

Rotulagem e identificação

Refere-se a aplicação de etiquetas nas embalagens, com as devidas informações do produto, onde normalmente são aplicadas a descrição, código de barras, validade, instruções de uso e informações de segurança

Armazenamento e logística

Após a embalagem, os produtos são armazenados em locais apropriados até que ocorra seu envio para o cliente ou ponto de venda.

Aspectos específicos

Segurança e regulamentação

Alguns produtos como os químicos, farmacêuticos e alimentos precisam seguir as normas específicas de segurança. Por isso, selos de qualidade e certificações podem ser exigidos em suas embalagens.

Sustentabilidade

Entre os principais aspectos das embalagens tem-se o crescimento das práticas sustentáveis que visam reduzir o uso de plásticos e outros materiais poluentes. Desse modo, tem sido adotado o uso de embalagens biodegradáveis ou recicláveis.

Eficiência logística

Muitas empresas utilizam embalagens padronizadas com intuito de facilitar o transporte e empilhamento de mercadorias. Com isso, é possível otimizar o espaço para reduzir custos de frete. 

Experiência do cliente

Um design de embalagem atraente agrega valor ao produto, tendo papel essencial na sua apresentação ao consumidor final. Além do mais, uma boa embalagem facilita a abertura dos produtos e a reutilização. 

Portanto, cada setor pode ter requisitos específicos para embalagem, então o processo deve ser adaptado conforme as necessidades do produto e do mercado. Além do que, esse é um processo que pode abranger a escolha de materiais sustentáveis, personalização para marketing e tecnologias.