Na logística existem diversos processos importantes, os quais ajudam as operações serem realizadas com maior eficiência. Em razão disso, o processo de embalagens é parte crucial da logística, pois visa proteger os produtos, além de facilitar o transporte e garantir a segurança durante o armazenamento e a entrega das cargas. Por esse motivo, esse processo envolve algumas etapas e considerações específicas, as quais dependem do tipo de mercadoria e das exigências logísticas.
Diante disso, a ACL Express explica como funciona o processo de embalagens e quais são seus aspectos específicos.
O que é e como funciona o processo de embalagens de mercadorias?
O processo de embalagem refere-se ao conjunto de atividades que abrangem a proteção, acondicionamento e apresentação de um produto para transporte, armazenamento, venda e uso final. Dado isso, garante que a mercadoria chegue ao consumidor em boas condições, protegida contra danos, contaminações e perdas.
Objetivos do processo de embalagem
De modo geral, o processo de embalagem de uma mercadoria tem como objetivo a proteção dos itens contra adversidades como impactos, umidade, poeiras e outros fatores externos, que possam prejudicar a sua integridade.
Assim como, tem o intuito de facilitar o manuseio e transporte, otimizando espaço e reduzindo custos logísticos. Além de identificar e informar, por meio de rótulos e códigos de barras, detalhes sobre o produto.
Vale ressaltar que as embalagens visam atender várias regulamentações, principalmente para setores como os de alimentos, medicamentos e produtos químicos.
As embalagens também agregam valor ao produto, uma vez que torna-os mais atrativos ao consumidor por meio de design chamativo e estratégias de marketing.
Etapas do processo de embalagem
Seleção da embalagem
Primeiro, é feita a escolha do tipo de material adequado a mercadoria, como papelão, plástico, vidro, metal, madeira, entre outros. Além disso, são levados em consideração questões como resistência, custo e impacto ambiental.
Preparação da mercadoria
As mercadorias são devidamente preparadas por meio de limpeza, separação e organização antes de serem embaladas. Em alguns casos, produtos frágeis podem precisar de proteção extra como espumas, plásticos-bolha e enchimentos.
Embalagem primária
Trata-se da embalagem que entra em contato direto com o produto (exemplo: garrafa de refrigerante, caixa de leite, embalagem de biscoito, etc).
Embalagem secundária
Aquela que agrupa múltiplas unidades do produto a fim de facilitar manuseio e transporte (exemplo: fardos de garrafas de água, caixas com pacotes de biscoito, etc).
Embalagem terciária ou transporte
Destinada ao armazenamento e logística de distribuição (exemplo: pallets, caixas maiores para transporte em caminhões ou containers).
Selagem e fechamento
Geralmente, nessa etapa, é feito o uso de adesivos, fitas, lacres de segurança, grampos ou selagem térmica para reforçar o fechamento das embalagens, evitando que as mercadorias sejam vazadas ou danificadas.
Rotulagem e identificação
Refere-se a aplicação de etiquetas nas embalagens, com as devidas informações do produto, onde normalmente são aplicadas a descrição, código de barras, validade, instruções de uso e informações de segurança
Armazenamento e logística
Após a embalagem, os produtos são armazenados em locais apropriados até que ocorra seu envio para o cliente ou ponto de venda.
Aspectos específicos
Segurança e regulamentação
Alguns produtos como os químicos, farmacêuticos e alimentos precisam seguir as normas específicas de segurança. Por isso, selos de qualidade e certificações podem ser exigidos em suas embalagens.
Sustentabilidade
Entre os principais aspectos das embalagens tem-se o crescimento das práticas sustentáveis que visam reduzir o uso de plásticos e outros materiais poluentes. Desse modo, tem sido adotado o uso de embalagens biodegradáveis ou recicláveis.
Eficiência logística
Muitas empresas utilizam embalagens padronizadas com intuito de facilitar o transporte e empilhamento de mercadorias. Com isso, é possível otimizar o espaço para reduzir custos de frete.
Experiência do cliente
Um design de embalagem atraente agrega valor ao produto, tendo papel essencial na sua apresentação ao consumidor final. Além do mais, uma boa embalagem facilita a abertura dos produtos e a reutilização.
Portanto, cada setor pode ter requisitos específicos para embalagem, então o processo deve ser adaptado conforme as necessidades do produto e do mercado. Além do que, esse é um processo que pode abranger a escolha de materiais sustentáveis, personalização para marketing e tecnologias.